Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Tecnologia deixa Procuradorias Municipais mais integradas aos demais setores da Prefeitura

Publicado por InSAJ
há 7 anos

A adoção de soluções tecnológicas é uma prática cada vez mais comum na realidade da gestão pública. Essa iniciativa garante a melhoria na performance das procuradorias municipais e dos órgãos públicos em geral, contribuindo para a inovação do setor.

Além disso, o uso de um sistema de gestão ajuda na organização das principais atividades e permite que os gestores tenham acesso às informações com segurança. Diante da situação econômica que grande parte das cidades brasileiras estão vivenciando, a informatização das procuradorias municipais passa a ser vista como alternativa para os municípios enfrentarem a crise atual. A tecnologia, inclusive, já é considerada uma das principais tendências para procuradorias.

As funcionalidades disponíveis em um sistema de gestão auxiliam os gestores a obter um controle eficaz dos recursos públicos, proporcionando a retomada do equilíbrio fiscal dos municípios. A tecnologia possibilita ainda a integração de sistemas entre as instituições públicas, como Dívida Ativa e Tribunais. Isso contribui para uma gestão mais inovadora e disruptiva. Essas são características necessárias para a modernização das prefeituras e para a aplicação de boas práticas na atuação dos procuradores.

Confira no eBook “Gestão memorável: quais as características dos melhores procuradores e procuradorias” as dicas práticas que podem ser aplicadas ao dia a dia das procuradorias municipais.

A integração entre sistemas é considerada um dos principais benefícios ao contratar um sistema de gestão para procuradorias municipais. Essa solução proporciona, entre outras vantagens, a otimização de atividades rotineiras de uma procuradoria. Ainda facilita a busca por informações de processos e o controle de prazos. Isso gera um retorno significativo na arrecadação de tributos ao município. As procuradorias passam a adotar práticas inovadoras e uma gestão focada em resultados a curto, médio e longo prazos.

Sistema de gestão é aliado das procuradorias municipais

Como a má Execução Fiscal compromete diretamente a arrecadação municipal, o primeiro passo para manter a organização das atividades e automatizar os fluxos de trabalho das procuradorias municipais é reconhecer o uso de um sistema de gestão como aliado. Assim, o trabalho dos procuradores e dos gestores é facilitado, o que impacta no aumento da produtividade dos profissionais e na transparência das informações na integração com diferentes departamentos e setores.

Como o fluxo de trabalho (workflow) torna-se automatizado, o gestor público consegue acompanhar constantemente as atividades e garantir a eficiência da cobrança dos débitos. Isso porque esse tipo de tecnologia ajuda a tornar a rotina das procuradorias municipais mais ágil, além de evitar a perda de prazos em processos de Execução Fiscal. Com o auxílio de um sistema para procuradorias municipais, é possível aumentar a arrecadação do município por meio de Execuções Fiscais.

Por disponibilizar informações processuais em um único sistema, a tecnologia evita a perda de tempo dos procuradores com tarefas operacionais. O software distribui os processos e os peticiona em lote, o que agiliza a rotina dos profissionais. A comunicação entre os setores da prefeitura envolvidos no cumprimento dos prazos de Execução Fiscal também é facilitada pela tecnologia. Uma comunicação ágil e eficaz é fundamental para melhorar a gestão de prazos e a arrecadação efetiva dos tributos.

Cadastre-se na newsletter do InSAJ para conhecer outras boas práticas adotadas por procuradorias municipais de todo o País.

  • Sobre o autorConteúdo especializado para procuradorias
  • Publicações49
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações102
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tecnologia-deixa-procuradorias-municipais-mais-integradas-aos-demais-setores-da-prefeitura/504012567

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)